Orbis, ao contrário do que as pessoas pensam, não é uma sigla, é uma palavra em latim que significa “globo”, “universo” e “esfera”.
Com essa ideia, surgiram os Orbis Clubes, associações civis sem fins econômicos e sem definição política partidária, cujo objetivo é a beneficência de assistência social, congregando pessoas que se organizam sob o lema “companheirismo e trabalho”.
O Orbis é um clube genuinamente brasileiro, feito por brasileiros e focado nos problemas da nossa sociedade.
Não toleramos nenhum preconceito de raça, origem, crença, condição social, idade ou escolaridade.
O Orbis do Brasil é uma entidade maior, que se destina a congregar os Orbis Clubes de todo o nosso país e do mundo, e seus associados, chamados de “orbianos”.
Ele foi fundado em 26 de setembro de 1957, como Orbis Internacional. Foi apenas em 19 de julho de 1995 que se transformou oficialmente no Orbis do Brasil.
I – Trabalho social visando à proteção, ao amparo e ao estímulo da família, da maternidade, da infância, da adolescência e da velhice, em especial aos carentes
II – Ações de habilitação e reabilitação da pessoa portadora de deficiência, promovendo ações de prevenção contra as deficiências física, sensorial e mental
III – Atividades de estímulo à cultura, às artes e à consciência ambiental
IV – Promover e estimular a harmonia da família orbiana, praticando o companheirismo e buscando a progressão espiritual da pessoa humana
V – Coordenar e dirigir as atividades do clube, estimulando o seu crescimento, sempre em aplicação do lema “companheirismo e trabalho”
A Reunião Plenária do Orbis é uma assembleia-geral, onde se encontram todos os Orbis Clubes existentes no país. Ela é realizada anualmente, em época e local fixado na plenária anterior.
Nesse momento, os orbianos se congraçam e os clubes prestam contas de suas atividades do ano. Também são traçadas metas para o próximo ano e a eleição da nova diretoria.